Governador Valadares, MG

Tenha uma ótima quarta-feira, 24/04/2024

Notícias

Equipe do BNDES visita projetos sociais realizados em parceria com Furnas

Segunda, 29 de Maio, 2017


​Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram visitas a projetos sociais implantados por Furnas em comunidades próximas à Usina Hidrelétrica Baguari (MG), na qual a empresa possui participação. Por dois dias, terça e quarta-feira (23 e 24/5), acompanhada por técnicos da Gerência de Responsabilidade Social, a equipe percorreu quatro locais nas cidades de Governador Valadares, Sobrália, Periquito e Fernandes Tourinho, e verificou a qualidade do trabalho realizado no projeto Núcleos de Integração Comunitária, com o fortalecimento do sentido de cidadania dos moradores, o empoderamento das mulheres e a esperança plantada de dias melhores pela qualificação profissional oferecida por meio de treinamentos e investimento em infraestrutura. No fim, o reconhecimento do sucesso da parceria: “A relação do BNDES com Furnas é antiga no financiamento de projetos e ações socioambientais. Viemos até aqui verificar o andamento dos projetos feitos a partir dessa linha de investimentos sociais ligados à UHE Baguari e ficamos felizes em ver que os projetos estão em funcionamento e que foram apropriados pela comunidade. Isso é o mais importante”, afirmou a gerente da área de Investimentos Socioambientais de Energia, Juliana Cypriano, acompanhada da economista Vanessa Mesquita.  


O Centro Comunitário do Distrito Senhora da Penha, em Fernandes Tourinho, foi o primeiro visitado. Lá, o trabalho desenvolvido resultou na criação da Associação de Moradores, que com recursos de Furnas comprou dois lotes e criou a Padaria e Cozinha Comunitária Sonho Real. Do forno saem deliciosos pães de queijo e outras iguarias, produzidas por 12 moradores. O alvará de funcionamento da Prefeitura já foi obtido e, agora, o grupo aguarda a certificação da qualidade da água - a comunidade é lindeira ao Rio Doce, onde um acidente ambiental causou a poluição da água- para poder vender seus produtos à rede municipal de Educação, que o servirá em merendas escolares. "Esse projeto nos revelou que somos capazes, mudamos até nossa forma de falar com os órgãos de governo e as entidades. Agora, acreditamos que podemos fazer”, afirmou Margareth dos Reis Souza Batista, 37 anos, estudante de Letras e associada.
 

À noite, a equipe do BNDES foi recebida ao som do violão das crianças da comunidade do bairro Bela Vista, em Sobrália. Lá, a parceria entre o banco, Furnas e a comunidade possibilitou a construção de um Núcleo Comunitário, com quadra e área de convívio – salão de eventos, cozinha e banheiros- onde são oferecidos cursos. Furnas e o Ibase ajudaram na elaboração do Diagnóstico Social Participativo. "Tínhamos muitas brigas por terra na história da nossa comunidade. Com esse trabalho, pudemos rever nossa história e isso ajudou a melhorar a nossa união. Somos muito gratos porque Furnas nos respeitou, nos deixou escolher o que realmente considerávamos importante. Não adianta um projeto social ser imposto a uma comunidade. É muito importante sermos ouvidos”, explicou o presidente da Associação de Moradores, Roberto Carlos da Silva. 
 

Na quinta-feira, de manhã, um campeonato de futebol movimentou a Quadra Poliesportiva da Associação de Moradores e Amigos de Baguari, em Governador Valadares. Em terreno doado pela prefeitura, surgiu um espaço equipado com cozinha, vestiários e quadra coberta, onde acontecem casamentos, cultos, batizados, festas de 15 anos e campeonatos esportivos. O ponto alto da agenda é o “Champions League Baguari”, campeonato de futebol que ganha as páginas dos jornais locais anualmente e reúne 200 atletas. Todo o material esportivo é doado por Furnas. "Esse espaço tirou muita criança da rua. Quando chegava às 18h, eles não tinham o que fazer aqui na comunidade. Tudo acontece aqui. Foi o melhor projeto que já recebemos”, contou Adão de Jesus Bento, tesoureiro da Associação de Moradores e Amigos de Baguari.   


A visita teve como última parada a Padaria e Cozinha Comunitária da Associação de Mulheres Vitoriosas de São Sebastião do Baixio, em Periquito, onde a dona de casa e agora empreendedora Aline Guilhermina da Silva, 28 anos, leu um texto motivador, falando sobre coragem e esperança. Os bolos, pães e doces já são comercializados em eventos locais, e a expectativa agora é que as associadas se tornem fornecedoras da empresa Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra), que planta eucalipto na região e da qual já estão recebendo apoio, por meio de instituto com o mesmo nome, e que oferece qualificação técnica. A Prefeitura também é uma futura cliente. “As pessoas não acreditavam, mas hoje, com tudo já pronto, até quem criticou está se aproximando. Os maridos estão dando apoio, muita gente quer fazer parte do projeto. Aqui é nossa casa, e tudo melhorou em nossas vidas”, disse Aline.   

 

Participe conosco do Diagnóstico Sócio Participativo para elaboração do Programa de Educação Ambiental​

Participe conosco do Diagnóstico Sócio Participativo para elaboração do Programa de Educação Ambiental

UHE Baguari adota medidas de combate ao Covid-19​

A fim de minimizar as chances de proliferação do Coronavírus garantindo a segurança de todos, a UHE Baguari implementou medidas de proteção para todos os colaboradores.

Equipe do BNDES visita projetos sociais realizados em parceria com Furnas​

A equipe percorreu quatro locais nas cidades de Governador Valadares, Sobrália, Periquito e Fernandes Tourinho, e verificou a qualidade do trabalho realizado no projeto Núcleos de Integração Comunitária, com o fortalecimento do sentido de c

UHE Baguari retoma rotina operacional​

Na última terça-feira, 22 de março, a Usina Hidrelétrica de Baguari (UHE Baguari) retomou a sua rotina de geração, interrompida no dia 7 de novembro de 2015, em função do evento da Barragem do Fundão, da empresa Samarco, na região de Marian

UHE Baguari inicia procedimentos de retorno à operação​

A partir desta segunda-feira, dia 14 de março, a Usina Hidrelétrica de Baguari (UHE Baguari) retoma suas operações, interrompidas no dia 7 de novembro de 2015, em função do evento da Barragem do Fundão, da empresa Samarco, na região de Mari